19.10.10

Teoria e Prática no campo da Geografia

Em geral a práxis diz respeito a uma abordagem teórica-prática que tendem a dar condições de uso, exercício e ação para condições da pratica do conhecimento empírico já concebido na teoria, tratando de atividades que relacionam a teoria com a prática desencadeando o aprimoramento dos conhecimentos teóricos adquiridos.
“Em seu sentido amplo, é a atividade humana em sociedade e na natureza” e que cabe perfeitamente ao pensar geográfico, apesar de relacionarmos na maioria das vezes a práxis somente enquanto teoria-prática.
Apesar de a práxis caber em qualquer área da ciência por existir agentes ativos que pensam e modificam o espaço a todo tempo, faremos uma peneira e trataremos a práxis aqui somente enquanto instrumento no ensino da geografia.
Quando propomos estudar assuntos (principalmente físicos como clima e geomorfologia) no campo da geografia, há a possibilidade de estudo da teoria afastada da pratica. É neste momento no âmbito do maior absorção do conhecimento que buscamos a práxis como parâmetro de aproveitamento, pois este é incomparável quando há uma fusão de tais metodologias - tratando aqui como teoria e método da geografia - se assim colocarmos a práxis no ensino da geografia.
Para que se vá a campo, é preciso o mínimo do conhecimento teórico acerca do assunto. A troca de conteúdo e de teoria pré estabelecida e concebida pelo docente é indispensável para que seja constatado em campo seus objetivos através da observação, sensação, percepção, diálogos, vivência e interação com o meio que esta proposto.
O campo tem a capacidade de colocar em prática o conhecimento obtido em sala de aula, e ao fazer o exercício de sair para o campo o geógrafo obtêm uma carga de absorção de conteúdo imenso que o deixa mais completo.
Como diz alguns geógrafos, não é possível assimilar totalmente o conhecimento sem uma base teórica e o complemento do campo (e/ou vice-versa). Há possibilidade de obter o conhecimento apenas com a teoria ou apenas com a prática, como é o caso de muitos agricultores familiares que usam de seus conhecimentos práticos para a sobrevivência, mas neste caso podemos dizer que o aprendizado foi em menor escala, ou seja, a práxis constatada pelos alunos, professores, mestres e/ou doutores são na sua maioria o equilíbrio entre ambas, por isso quando falamos aqui que há um aprendizado superficial do conteúdo nos referimos a menor assimilação do conteúdo em questão.
Seguindo essa linha, não há como dizer que ao exercer somente a pratica ou a teoria não produzimos conhecimento. Isso seria equivalente a dizer que a geografia não se aproveita de outras ciências para a explicação de alguns de seus conceitos, porém deixamos claro que um total aproveitamento da disciplina/assunto – tratamos aqui assuntos físicos - quando não abordamos a práxis temos uma absorção do conhecimento em menor escala.


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